Páginas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

MAFALDA


GILMARCIA COSTA OLIVEIRA
MARENILCE SILVA
RALDEN CARLA LIMA
REGIANE DA SILVA MUNIZ
SUAILENE NASARE SILVA



ATIVIDADE



1- Em que medida podemos, como educadores, fazermos uso de obras, produto da cultura de massa, para trabalharmos em sala de aula com alunos adolescentes?

R: A menina mais crítica dos quadrinhos teria hoje 40 anos se não tivesse sido aposentada aos oito anos por seu criador.
Mafalda tem um espírito crítico e uma sagacidade típica das crianças de raciocínio rápido, odeia a injustiça, a guerra, as armas nucleares, o racismo, as absurdas convenções dos adultos e, obviamente, a sopa, como mostram algumas de suas tiras. Seus amores também ilustram o espírito da época: os direitos humanos, a democracia e os Beatles. Ela é uma menina que recoloca questões crucias, numa linguagem radical, de tão simples e aparentemente ingênua; é uma criança que se espanta diante do mundo, não aceita as “normalidades e obviedades” da realidade cotidiana.

Pode-se trabalhar a Mafalda pelos temas abordados em suas tiras:
• Disciplinas escolares: História, Filosofia, Português, Física, Geografia...
• Política;
• Cultura;
• Meio ambiente;
• Conflitos Familiares;
• E outros temas da atualidade.

As tiras de Quino revelam a intenção de abordar a problemática social, sugerindo críticas e levando a julgamentos; trabalhando com a ironia. Mafalda não é uma heroína. É uma anti-heroína. Não aparece para salvar as pessoas, aparece para criticar comportamentos e situações e pôr a sociedade em questionamento.
Mafalda e seus amigos: Manolito, Suzanita, Miguelito, Felipe, Guile, Liberdade, Papai e mamãe (de Mafalda), apresentam um discurso interessante e diversificado que se enquadra perfeitamente na atual sociedade, o que nos proporcionou desenvolver com alunos de ensino fundamental e médio uma visão crítica do mundo através dessas tiras de quadrinhos.

2- É possível formarmos leitores a partir da leitura de tais obras? Justifique sua resposta.
R: Sim, pois as historias em quadrinhos aumentam a motivação dos alunos para o conteúdo das aulas, aguçando sua curiosidade e desafiando seu senso crítico.
Foi-se o tempo em que os gibis eram proibidos na sala de aula e as crianças tinham de escondê-los sob a carteira. Os quadrinhos são uma excelente opção para incentivar as crianças a leitura, principalmente quem está entrando no mundo das letras. A começar pelos personagens, que, por si só, são atraentes para a garotada. "Eles despertam interesse por serem bem conhecidos".
O grande trunfo são os recursos gráficos. As imagens aparecem associadas a textos coloquiais e permitem que a criança antecipe o enredo e atribua sentido à história, mesmo sem saber ler

3- Após constatar a existência de conflitos ou assuntos referentes a problemas da contemporaneidade, verificar até que ponto a leitura de tais obras contribuem para o enriquecimento do ensino-aprendizagem em sala de aula. Como tais temáticas podem ser abordados no espaço de ensino?

R: A leitura que a escola propõe aos alunos, na maioria das vezes, não tem qualquer sentido para eles, pela maneira como é trabalhada. Em sua maior parte, a interpretação é feita através de perguntas facilmente localizáveis no texto, exigindo do aluno apenas a habilidade de decodificação da linguagem escrita. Pois as histórias em quadrinhos (HQs) são de interesse dos alunos porque interligam o texto com a imagem, ampliando assim a compreensão do fato ocorrido; também a linguagem utilizada é de fácil compreensão; além do que as HQs aumentam a motivação dos estudantes para o conteúdo das aulas.
Com o uso das tiras, podemos trabalhar disciplinas específicas de maneira descontraída e prazerosa contribuindo para o enriquecimento do ensino-aprendizagem. Escolhemos a Mafalda, por que a mesma possui uma linguagem acessível, tratando criticamente temas atuais. Vejamos alguns exemplos:


Política





História



Português






4- Que tipo de estratégias de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas no universo escolar? Tente comentar alguns aspectos sobre o gibi selecionado, aspectos positivos e negativos.


R: A Mafalda trata de assuntos da atualidade com bom humor e qualidade nos seus textos. Apesar de serem tiras em quadrinhos, o autor consegue transmitir mensagens comum a linguagem intrigante, com desafios línguisticos utilizando termos que não são comuns as crianças, despertando o interesse por temas inicialmente podem ser complexos para as crianças, mais por sua característica objetiva consegue passar mensagem para elas.
Cabe ao professor utilizar estratégias para que a criança possa interpretar e compreender as mensagens que são transmitidas, especialmente aquelas que estão nas entrelinhas que geralmente abordam assuntos políticos que não fazem parte do universo infantil.
Algumas estratégias podem ser utilizadas como:


• Trabalho em grupo para a leitura dos gibis;
• Interpretação de trechos “educativos”;
• Analisar o perfil dos personagens;
• Analisar os pontos positivos e negativos do quadrinho.
No caso da Mafalda, podemos observa alguns pontos negativos como:
• O perfil e a personalidade da Mafalda.

Se acha sempre a dona da razão e não aceita que os outros estajam certos.
Sempre na defensiva, não aceita que outra pessoa saíba mais que ela.
No quadrinhos da Mafalda a linguagem é culta: Existem termos incomuns(adultos) para o nível intelectual da criança dependendo de como o professor venha a trabalhar, pode ser um entrave para a aprendizem, pode ser desestimulante. Por isso é interessante que o professor utilize o dícionario e outros recursos que tirem as possiveis dúvidas.
Podemos observa que como brincadeira de criança, a leitura de histórias em quadrinhos pode muito bem nos levar a sérias e importantes reflexões sobre o mundo em que vivemos. O mais interessante em tudo isso é que ao mesmo tempo em que aprendemos e nos conscientizamos podemos nos divertir e rir de nossos descaminhos e imperfeições. Há muitas situações com as quais acabamos nos identificando por parecerem demais com o que acontece em nosso dia a dia ou até mesmo em nossas casas.
Além de contribuir com um maior enriquecimento das discussões sobre a temática, pretendemos auxiliar de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem, pois a utilização das histórias em quadrinhos na sala de aula dinamiza e amplia a motivação de alunos, o qual, conseqüentemente, se refletirá sobre as nossas práticas como professores, atingindo com isso melhores resultados.

2 comentários:

  1. Parabéns pela pesquisa e empenho. As respostas foram contempladas, bem como as atividades a serem trabalhadas em sala de aula. Ótimo!

    ResponderExcluir
  2. Essa foi uma atividade bastante interessante, pois descobrimos que podemos utilizar recursos que podem parecer simples para chamar a atenção de nossos alunos. Para isso precisamos utilizar a criatividade e estudo!

    ResponderExcluir