Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Atividade - Grupo Homem-Aranha


Equipe: Mariana Sa , Elcilene Borges, Tally Muirel, Paula Calvet, Luciana Jansen, Joana Dàrc, Lurdileia, Ana Carolina.



1- Em que medida podemos, como educadores, fazermos uso de obras, produto da cultura de massa, para trabalharmos em sala de aula com alunos adolescentes?
Homem-aranha é uma (HQs) bastante popular entre os jovens, portanto, é fácil introduzir essa leitura junto com as atividades propostas na escola, além de primeiramente ser uma leitura prazerosa depois, passa a ser necessária para o aprendizado, porque além de entretenimento trás sempre assuntos atuais e que precisam ser discutidos e conhecidos pelos jovens.
Dessa forma, podemos trabalhar essa história especificamente, na matemática e na física, pois existe uma ligação forte entre o Homem-aranha e essas disciplinas, o poder do super herói trás curiosidades e ensinamentos junto a essas materias; podemos também abordar a estrutura familiar, que é trazida de forma clara, quando vimos que Peter Parker é um garoto adotado e pobre mas que tem uma boa e consistente concepção de família, porém Maire Jane não tem a mesma sorte, pois é tratada de forma cruel por seu padrasto; vimos ainda o preconceito sofrido pelo rapaz que é hostilizado com o BULLING - forma de violência que fere principalmente os diferentes, seja por raça, estilo de vida, deficiência ou condição social entre outras problemáticas colocadas ao longo da (HQs).

2- É possível formarmos leitores a partir da leitura de tais obras? Justifique sua resposta.
Sim, pois esse tipo de leitura, é na vida de qualquer um muito importante, podemos aproveitá-las de torná-las mais eficazes, associando o dever com prazer certamente o resultado será garantido. As (HQs) trazem além de um aprendizado diferente, novas possibilidades como: novos idiomas, diferentes culturas e problemáticas que quando mais cedo for apresentada mais fácil será a aceitação e conhecimento no assunto.

3- Após constatar a existência de conflitos ou assuntos referentes a problemas da contemporaneidade, verificar até que ponto a leitura de tais obras contribuem para o enriquecimento do ensino-aprendizagem em sala de aula. Como tais temáticas podem ser abordados no espaço de ensino?
Algumas historias trazem problemas que diariamente vimos, outras novidades que até então não fazem parte do nosso mundo. Qualquer problemática bem trabalhada seja na escola ou em casa surtirá um efeito bom, porém se não conversarmos a respeito e não dermos grande importância para os problemas dos nossos jovens o efeito será contrário e talvez irreversível. Usemos como exemplo a violência que é trazida de forma clara na história do Homem-aranha, até pouco tempo o BULLING era preocupação só dos países como Estados Unidos, Inglaterra e outros, hoje através da internet, televisão e até os gibis podemos classificar esse problema como nosso também, dessa forma o que devemos fazer é encarar a realidade de frente, informar os alunos, os pais e buscar estratégias de combate a essa ignorância de que ser diferente não é normal.

4- Que tipo de estratégias de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas no universo escolar? Tente comentar alguns aspectos sobre o gibi selecionado, aspectos positivos e negativos.
Pontos Positivos.
O Homem-Aranha é um dos mais importantes e populares super-heróis das histórias em quadrinhos, séries animadas e filmes. Suas revistas estão entre as mais vendidas do gênero no mundo há décadas. Foi criado por um dos mais bem-sucedido criadores moderno de histórias em quadrinhos, Stan Lee e por seu grande parceiro, Steve Ditko. Até muito antes da publicação de Homem-Aranha no meio da década de 60, os heróis seguiam um padrão mais ou menos uniforme de rigidez moral e retidão, tanto em suas vidas normais quanto quando travestidos em seus alter-egos. Além disso, foi o primeiro herói a ganhar dinheiro com o uso de seus poderes: Peter Parker vende fotos do Homem-Aranha para o Clarim Diário. Seus motivos, porém, são altruístas: ele ajuda a tia viúva e idosa a pagar as contas, principalmente com os remédios. É, portanto, um dos super-heróis mais humanizados das histórias em quadrinhos.

Pontos Negativos.
A história como tantas outras, trás em seu contexto o preconceito e violência sofridos por pessoas pobres e indefesas.

Estratégias:
• Com a leitura individual das (HQs) fazer a associação dos personagens com alguém conhecido;
• Trabalhar o preconceito contido na história do Homem-aranha, através de vídeos, reportagens e mostrando as consequências que isso trás;
• Buscar trabalhos em grupos, como o estudo a leitura e discussão dos pontos positivos e negativos encontrados na história;
• Através das imagens recortadas da história, ver se os alunos conseguem fazer a interpretação de cada uma. (objetivo aguçar a observação crítica do aluno);
• Selecionar com a ajuda dos alunos situações problemas, e trabalhá-las em forma de seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário