Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010



FACULDADE ATENAS MARANHENSE-FAMA
CENTRO DE ENSINO ATENAS MARANHENSE-CEAMA
CURSO DE PEDAGOGIA




HISTÓRIA EM QUADRINHOS




Equipe: Milraci Rodrigues,Michelle Portela,Sherley de Sousa,Thays de Azevedo





São Luís – MA


TIO PATINHAS

Tio Patinhas, é uma personagem escocesa de ficção criado por Carl Barks. Sua primeira aparição em quadrinhos se deu em dezembro de 1947.
Patinhas era um velho barbudo, de óculos e razoavelmente rico, que andava curvado sobre sua bengala e vivia isolado numa "grande mansão".
Tio Patinhas ganhou sua primeira moeda de 10 centavos(a famosa Moedinha Número 1) quando tinha 10 anos de idade, em 1877. Essa que viria a se tornar seu precioso amuleto da sorte. Três anos depois (1880), ele partiu para a América. Depois de muitas aventuras finalmente chegou no Klondike, em 1898. Lá ele acha uma pedra dourada, do tamanho de um ovo de gansa. No ano seguinte, ele conquistou seu primeiro milhão e comprou o terreno da Colina Funde-Motores, que pertencia a Patus Quela, filho de Cipriano Patus e neto de Cornélio Patus.
Finalmente em 1902 ele chega a Patópolis. Depois de alguns eventos dramáticos com os Irmãos Metralha e o Presidente Roosevelt, ele botou abaixo o velho Forte Patópolis e ergueu sua famosa Caixa-Forte. Nos anos seguintes, Tio Patinhas viajou ao redor do mundo a fim de aumentar sua fortuna. Durante essas viagens, ele aprende a falar diversos idiomas e tem contacto com outras culturas. Enquanto isso, sua família cuidou de sua Caixa-Forte e em 1908 (aproximadamente) contratou Dona Cotinha como secretária do Tio Patinhas. Em 1930, quando Tio Patinhas finalmente voltou a Patópolis, já era o pato mais rico do mundo. Porém ele tinha mudado. Tornou-se muito duro e hostil. Assim, até sua própria família o abandonou.
Em 1942 Tio Patinhas deixa seu império e se aposenta, passando a viver em uma mansão luxuosa, com um estilo de vida completamente diferente do que ele vivia anteriormente. No dia de Natal do ano de 1947, finalmente ele se reencontrou com seu sobrinho Donald, que só o conhecia quando criança, junto com Huguinho, Zezinho e Luizinho, sobrinhos de Donald. Nos 20 anos seguintes eles viveram grandes aventuras, nunca antes imaginadas.
Depois de voltar a vida pública em 1947, Tio Patinhas fez um imenso esforço para manter sua fortuna e continuar sendo o pato mais rico do mundo. Após 1947 os Irmãos Metralha foram uma ameaça constante para sua fortuna, enquanto Mac Mônei e Patacôncio tentavam todos os tipos de truques para passar o Tio Patinhas para trás. Além deles, a bruxa italiana Maga Patalójika (desde 1960) passa a perseguir a Moeda Número 1 do Tio Patinhas. Ele vem tendo sucesso em suas lutas, mas nunca há muito tempo para descansar até que ocorra a próxima batalha...
Faleceu em 1967 com 100 anos de idade.


O uso da revista em quadrinho tio patinha em sala de aula devem ser trabalhadas com um acompanhamento do educador com orientações sobre os pontos positivos e negativos destacando seus princípios culturais e valores. Fazendo com que o trabalho em sala seja para levar o aluno ao hábito da leitura, interpretação e reflexão.
O gibi é uma grande ferramenta para um começo do futuro leitor, portanto, é ele que enumera vezes leva motivação a leitura pela ilustrações de personagens e valorização da arte visual, entretanto, algumas histórias em quadrinhos precise de um acompanhamento, pois as histórias as vezes nos trás violências, ambições, trapaças, que podem acabar influenciando as crianças para o mundo real.
A história do tio patinhas nos trás o “um homem de negócios e caçador de tesouros” retratando assim o capitalismo. No processo de ensino-aprendizagem ela se torna perigosa, a história mostra que personagem tem um grande cinismo ao querer alcançar seu único objetivo (dinheiro), e como conseqüência disso freqüentemente muda sua personalidade do herói para o bandido, fazendo até justiça com as próprias mãos.Será o professor que dará um novo olhar ao trabalhar em sala de aula, fazendo uma analise critica e reflexiva no conto das historias em quadrinhos buscando os pontos negativos e positivos e levá-los a compreensão do que é certo e errado.
A principal estratégia que colocaríamos em situação com os alunos é a questão do gosto pela leitura nos seus personagens favoritos, utilizando os gibis de forma educativa despertando a sensibilidade de ler, interpretar e refletir.
Após essa construção levaríamos a reflexão da história, como já retratado os gibis não são só contos de fadas, eles nos trás desafios quando a índole do seu personagem não está de acordo com o padrão social. Por exemplo, o tio patinhas tem um temperamento explosivo, é um capitalista, e para alcançar seus interesses econômicos agredir as pessoa, trapaceia, chega até explorara as pessoas para acumular sua fortuna. Todavia tentaríamos levar essa “ambição” para um lado construtivo trabalhando com os alunos a importância econômica e administrativa, mas colocando em base o valor moral e ético.

Nenhum comentário:

Postar um comentário