Páginas

segunda-feira, 12 de abril de 2010

ATIVIDADE - Grupo: Turma da Mônica (teen)


Componentes:
Alana
Assunção
Leonice
Maria Aparecida
Marta
Leandro

2 comentários:

  1. Turma: 214 (A) Noturno
    Componentes: Alana Câmara; Assunção de Maria; Leandro Sampaio;Leonice Luciene; Marta Lage; Maria Aparecida.
    Atividade de Literatura Infanto-Juvenil

    A partir da escolha das obras, responda as seguintes questões:
    1)Em que medida podemos, como educadores, fazermos uso de obras, produto da cultura de massa, para trabalharmos em sala de aula com alunos adolescentes?
    Atualmente o processo de aprendizagem dos alunos envolve o ensino de novos conceitos e procedimentos, que fica mais fácil quando estabelecemos a ligação com o conhecimento prévio dos mesmos. As Histórias em Quadrinhos fazem parte do universo infanto-juvenil e podem ser utilizada como um recurso de apoio didático, permitindo ao professor abordar conteúdos e conceitos em qualquer área e nível de aprendizagem, por tratar-se de um material que é muito utilizado pelos alunos para entretenimento e lazer, não encontrando, portanto, resistência por parte deles, quando apresentado em sala de aula, assim a Turma da Mônica Jovem na escola é pertinente e recomendável, pois servirão como norteadores do trabalho do professor em diferentes níveis de ensino. A forma de retratar o universo infanto-juvenil, o estilo da escrita e o desenvolvimento dos enredos são outros elementos que atraem a atenção e o interesse dos alunos, assim os meios de cultura de massa não devem ser ignorados pelo professor.
    2)É possível formarmos leitores a partir da leitura de tais obras? Justifique sua resposta.
    SIM Os gibis da Turma da Mônica Jovem podem servir como recurso para o auxílio do professor em suas aulas, podendo o mesmo utilizar as obras como forma de aprendizagem, porque eles trazem uma linguagem de fácil compreensão para a faixa etária, as imagens em forma de mangá tornam-se atraentes para os adolescentes, trazem temas do universo infanto-juvenil, e a partir das histórias os mesmos possam ter o gosto pela leitura, tornando-se leitores críticos, possibilitando a busca de outros tipos de obras que não sejam gibis.

    3)Após constatar a existência de conflitos ou assuntos referentes a problemas da contemporaneidade, verificar até que ponto a leitura de tais obras contribuem para o enriquecimento do ensino-aprendizagem em sala de aula. Como tais temáticas podem ser abordadas no espaço de ensino?
    A Turma da Mônica Jovem é um gibi que traz temas da contemporaneidade tais como: Namoro na adolescência, Ciúme, Violência, Amizade, Auto-afirmação em grupos sociais, Padrões estéticos, por isso podem ser utilizados pelo professor juntamente com os alunos em forma de um grande debate, onde os jovens possam dar as opiniões a cerca de um dos temas escolhidos.
    4)Que tipo de estratégias de ensino-aprendizagem podem ser utilizadas no universo escolar? Tente comentar alguns aspectos sobre o gibi selecionado, aspectos positivos e negativos.

    O Debates com temas direcionados ( namoro, violência, amizade).
    O Promover à leitura crítica da revista da Mônica jovem a existência de monstros no computador, os conflitos com um determinado vilão que a turma tem que enfrentar correlacionando a mensagem verbal e não-verbal.
    O Promover a produção de textos com os temas vigentes, reconhecendo e respeitando as variantes linguisticas do português.
    O Confeccionar uma revista em quadrinhos, onde os jovens irão relacionar com as informações científicas, artísticas e históricas do seu ambiente social.
    O Desenvolver um projeto, onde os jovens criarão uma gibiteca com o auxílio do professor sendo um ambiente em que todos alunos possam ter o acesso.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo. Além da percepção acerca das temáticas abordadadas pela revista, vocês conseguiram pensar em atividades fáceis de serem utilizadas em sala de aula. Parabéns!

    ResponderExcluir